No Brasil, 7 em cada 10 que moram em casas com algum tipo de inadequação são pretos ou pardos, diz levantamento

21,6% da população total residia no ano de 2019 em 14,2 milhões de domicílios com algum tipo de inadequação

[No Brasil, 7 em cada 10 que moram em casas com algum tipo de inadequação são pretos ou pardos, diz levantamento]

FOTO: Reprodução / Agência Brasil

O levantamento Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que sete em cada 10 brasileiros que moram em casas com algum tipo de inadequação são pretos ou pardos. 

A pesquisa, que usa como base os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2019, reúne em números a realidade que já é conhecida nas periferias das grandes cidades e regiões mais carentes do país.

De acordo com o levantamento, no Brasil, 45,2 milhões de pessoas (21,6% da população total) residiam em 2019 em 14,2 milhões de domicílios com algum tipo de inadequação. Destes, 31,3 milhões eram de cor preta ou parda, ou seja, 69,2%, segundo o levantamento.

Conforme o IBGE, inadequações são a ausência de banheiro exclusivo, a existência de paredes externas com materiais não duráveis, o adensamento excessivo de moradores (mais de três moradores para cada dormitório), o ônus excessivo com aluguel (comprometendo mais de 30% da renda familiar) e a ausência de documento de propriedade do imóvel.

A análise da Pnad aponta que, embora pretos e pardos sejam 56,2% da população do país, em quatro das cinco inadequações em domicílios, a proporção de ocorrência nessa população foi mais que o dobrou da verificada entre brancos.

A exceção na rubrica dos gastos excessivos com aluguel, em que a prevalência se semelhante para os dois grupos. De acordo com a pesquisa, os problemas em domicílios apontados aparecem de forma desigual no território brasileiro.

Enquanto a ausência de banheiro atingia 11% da região Norte e apenas 0,2% do Sul e Sudeste em 2019, o ônus excessivo com aluguel alcançou os maiores índices na região Sudeste (5,9%) e o menor na região Norte (2, 8%) do país.

 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[RS: 'Escritório de coordenação das ações do Governo Federal será instalado', diz ministro Paulo Pimenta]

Canudos do Vale, cidade no Rio Grande do Sul, está totalmente isolada após ser atingida pelas fortes chuvas que afetam estado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!