No Brasil, em média, são feitas 596 lipoaspirações a cada 24 horas, aponta levantamento

A intervenção fica em segundo lugar no ranking, desbancado apenas pela colocação de prótese de mama

[No Brasil, em média, são feitas 596 lipoaspirações a cada 24 horas, aponta levantamento]

FOTO: Reprodução/G1

A morte da influencer Liliane Amorim, 26 anos, no domingo (24), após uma lipoaspiração, reacendeu o debate sobre os limites da busca pelo corpo perfeito. Ainda mais no Brasil, país com maior número de procedimentos estéticos cirúrgicos do mundo. 

De acordo com levantamento do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base nos balanços da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps), desde 2010, em média, 217.481 brasileiros se submetem a lipoaspiração a cada 365 dias. Quase 596 a cada 24 horas. Se considerarmos todos os procedimentos estéticos, esse tipo de intervenção fica em segundo lugar no ranking, desbancado apenas pela colocação de prótese de mama.

O procedimento também conhecido como lipoescultura, se baseia na retirada do acúmulo de gordura em várias regiões do corpo. E, como qualquer outra cirurgia, apresenta riscos para o paciente. Estudos reconhecidos internacionalmente apontam que a taxa de mortalidade para lipoaspiração é de 19 mortes para cada 100 mil cirurgias realizadas.

Liliane Amorim faz parte dessa triste estatística. Junto a ela, muitas outras pelo Brasil afora. Há pouco mais de um mês, a ex-passista Erika Cristina Santos Pereira, de 41 anos, também perdeu a vida depois de ter passado por uma lipo. Assim como ela, a jornalista Eloisa Leandro, de 41 anos, morreu após ter sofrido uma parada cardíaca ao se submeter ao mesmo tipo de cirurgia.

“Por que estamos perdendo mais uma pessoa para a indústria da beleza?”, questionou Alexandra Gurgel, fundadora do Movimento Corpo Livre, em vídeo publicado no Instagram. “A barriga tanquinho que você tanto almeja vai mudar a sua vida? É preciso refletir quem estamos seguindo. Estamos em uma sociedade em que somos influenciadas a fazer lipo, a mudar o nosso corpo. Se apegue à vida, antes de tudo. Barriga tanquinho, cintura fina, nada disso vai salvar o mundo, nada disso vai abrir a chave da felicidade”, continuou.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!