Bahia ocupa 5º lugar no Brasil em casos de hanseníase

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae

[ Bahia ocupa 5º lugar no Brasil em casos de hanseníase]

FOTO: Reprodução

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) começou a alertar sobre o risco de hanseníase. A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. 

A Bahia, por exemplo, aparece em quinto lugar no Brasil no estado que mais tem casos. Só entre 2010 e 2019  foram 24.393 pessoas com a doença.  Deste total cerca de 21,8% chegaram aos consultórios e ambulatórios já no nível avançado. 

A Região Nordeste concentra o maior número de casos com 43% do total, o equivalente a 132,7 mil casos. Em segundo lugar, aparece o Centro-Oeste, com 19,5% dos casos, seguido do Norte (19%) e Sudeste (15%).

No Brasil, 41% dos casos novos registrados na população geral durante o período se concentraram em apenas quatro estados: Bahia (24.393), Maranhão (36.482), Mato Grosso (33.104) e Pará (31.611). 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!