No Egito, Lula diz que falar sobre responsabilidade social aumenta o dólar: 'Paciência'
Para presidente eleito, mercado financeiro fica ‘nervoso à toa'

Foto: Ricardo Stuckert
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (17), durante evento organizado pelo Brazil Climate Action Hub, no Egito, que não adianta falar em responsabilidade fiscal sem antes pensar na responsabilidade social. Na ocasião, o petista lembrou que um discurso similar que fez a políticos aliados em Brasília, no último dia 10, gerou reação negativa entre analistas do mercado financeiro.
"Se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar. Paciência. Porque o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas é por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia", afirmou o petista. Ao ser questionado sobre a repercussão de seu discurso, o presidente eleito disse que "o mercado fica nervoso à toa".
A declaração de Lula acontece em meio à articulação do governo eleito com o Congresso Nacional para aprovar uma proposta que, entre outros pontos, autoriza as despesas do Auxílio Brasil a ficarem fora do teto de gastos. A equipe de transição argumenta que a medida é necessária para manter o benefício em R$ 600 mensais e conceder mais R$ 150 por criança de até 6 anos.