No TSE, juízas apresentaram pesquisa sobre participação feminina no cenário jurídico nacional
Edson Fachin reforça compromisso de promover a participação de mulheres na política

Foto: Divulgação
Mulheres integrantes da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) apresentaram ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, uma pesquisa com o panorama da participação feminina no cenário jurídico nacional. A ação ocorreu na última quinta-feira (10), quando foi celebrado o primeiro Dia Internacional das Juízas.
Na ocasião, Fachin enalteceu a mobilização das juízas para a realização do estudo.Além disso, ele afirmou que as informações deverão ampliar debates que promovam a inclusão de mais mulheres nos diversos espaços do poder judiciário brasileiro. Uma das representantes da Comissão, a juíza Clara Mota, Secretária de Auditoria do TSE, destacou que a pesquisa traz vários dados que demonstram que os Tribunais de Justiça do país ainda carecem de maior participação feminina nas mais diversas áreas.
De acordo com a ministra Maria Cláudia Bucchianeri, o estudo se soma a uma série de ações já em andamento. Entidades como a Ajufe e a Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) já vêm, segundo ela, se mobilizando para a inclusão de nomes de juízas para compor listas tríplices em diversas indicações para Tribunais Superiores.