Nokia vai liderar pesquisa do 6G na Europa

Programa de pesquisas começa em janeiro de 2021

[Nokia vai liderar pesquisa do 6G na Europa]

FOTO: Reprodução

A Nokia foi escolhida para liderar o Hexa-X, um programa de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia 6G na Europa. A empresa afirma que objetivo é investigar casos de uso das redes de sexta geração, além de criar tecnologias de base e os fundamentos para implementação do sucessor do 5G. 

O programa terá início em janeiro de 2021 e tem previsão de duração de até dois anos e meio, contudo, as estimativas é de que a tecnologia só se torne realidade em 2030

O 6G tem somente um esboço inicial e não há definições técnicas a respeito das capacidades finais. Entre as aplicações, redes 6G poderiam permitir transmissão em tempo real de imagens holográficas e até mesmo conectividade de rede para auxiliar em implantes no corpo humano.

Vale lembrar que a Nokia que vai liderar as pesquisar do 6G na Europa é a empresa original e não a marca de celulares. O programa vai contar ainda com a participação de outras empresas como Ericsson e Siemens. Universidades e institutos de pesquisas, além de grandes operadoras europeias, como Orange e Telefónica, também participam do projeto.


Comentários