Nordeste fomenta recuperação do consumo de serviços, diz BC
Procura pela região contribuiu com o impacto positivo do setor de turismo nos últimos meses

Foto: Reprodução/R7
O Banco Central revelou que o Nordeste é a região do país que apresenta maior destaque na recuperação do consumo de serviços às famílias na comparação com o nível visto antes da pandemia de Covid-19, o que gerou um possível impacto positivo do setor de turismo.
"Considerando a redução no número de beneficiários e no valor do Auxílio Emergencial, esse desempenho pode ter sido influenciado pela retomada do setor de turismo, em ritmo mais intenso do que o observado nas outras regiões", disse o BC em box sobre o tema publicado nesta terça-feira.
A comparação do BC foi feita somente com performance das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, argumentando que para as regiões Norte e Centro-Oeste não havia detalhamento da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) e da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), que são usadas como referencial para sua análise.
No gráfico do box, o BC mostrou que o consumo de serviços às famílias no Nordeste já vinha apresentando resultados positivos em setembro na variação sobre fevereiro de 2020, enquanto permaneceu no vermelho no Sul e principalmente no Sudeste.
"Na margem, os efeitos já verificados da vacinação na atenuação da crise sanitária favorecem a volta à normalidade de atividades que dependem de maior interação social, contribuindo para a manutenção da retomada do setor de serviços às famílias no Nordeste e para o aumento do consumo desses serviços nas regiões Sudeste e Sul", disse o BC.