Nordeste será marcado por chuvas fortes e risco de alagamento neste domingo (23)
Após o feriado, litoral deve registrar chuvas fracas

Foto: Reprodução/Pexels
A Região Norte e Nordeste será marcada por chuvas fortes e risco de alagamento, neste domingo (23). Enquanto o Centro-Sul começa a sentir os efeitos de uma frente fria, que se desloca do Sul em direção à costa do Sudeste. Meteorologista diz que fenômeno chamado "cavado meteorológico" já provoca impactos significativos.
Em entrevista ao jornal O Globo, Cesar Soares, o meteorologista da Climatempo, disse que essas circulações incentivam a formação de instabilidade nas áreas das regiões Sudeste e Sul. Ele explica que é uma espécie de ondulação das correntes de vento em camadas de até 5 km de altitude que acabam favorecendo a formação de mais instabilidade.
Ainda segundo ele, o retorno do feriado prolongado será complicado para quem estiver em áreas como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e leste do Paraná, incluindo a capital Curitiba.
A previsão indica grandes volume acumulados de chuva, com risco de alagamentos no leste de Paraná, centro-leste de São Paulo, no estado de Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas, e também em áreas do Espírito Santo e alguns pontos do Norte do Brasil, incluindo Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Na Região Norte, segundo o mapa do Inmet, estados como Amazonas, Acre e Rondônia, mostram áreas de instabilidade e com pancadas de chuvas e trovoadas. Já no Nordeste, o litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas deve registrar chuvas fracas, enquanto o interior segue com tempo quente e seco.


