Norueguês faz "descoberta de ouro do século" na Noruega
Erlend Bore, encontra joias de ouro do século VI em sua propriedade enquanto usava um detector de metais

Foto: Reprodução/Vejlemuseerne
Um norueguês que adquiriu um detector de metais como incentivo para se exercitar fez uma descoberta notável em sua propriedade, na cidade de Stavanger. Erlend Bore, conhecido na cultura norueguesa, inicialmente pensou ter encontrado moedas de chocolate ou objetos relacionados ao personagem imaginário Capitão Sabeltann.
No entanto, ele desenterraria nove medalhões de ouro e pérolas, anteriormente parte de um delicado colar, além de três anéis do mesmo metal. Esses artefatos datam do século VI, um período marcado por grandes migrações de povos na Europa. A descoberta foi feita em agosto e, segundo especialistas, representa a "descoberta de ouro do século" na Noruega. Encontrar uma quantidade tão significativa de ouro em uma única descoberta é extremamente raro.
Os medalhões também apresentam um motivo intrigante, um cavalo associado à mitologia nórdica. Os arqueólogos acreditam que esses objetos podem ter sido preciosamente escondidos ou oferecidos aos deuses em um período de turbulência. De acordo com a legislação local, Erlend Bore e o proprietário do terreno receberão uma recompensa, cujo valor ainda não foi determinado.