Nota do Hupes sobre funcionamento normal não condiz com denúncias e imagens recebidas pelo Farol da Bahia
Farol da Bahia denunciou com exclusividade suspensão de cirurgias eletivas por falta de material hospitalar

Foto: Reprodução
O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh), justificou a suspensão de internamentos, cirurgias eletivas, assim como procedimentos ambulatoriais invasivos noticiado com exclusividade, pelo Farol da Bahia, através de nota enviado ao portal nesta segunda-feira (23).
De acordo com a assessoria do Hupes, eles aguardam o processo de compra de 1.726 itens "para garantir o abastecimento desses materiais e não comprometer cirurgias e internamentos no hospital".
Ainda segundo a gestão, enquanto aguarda a conclusão desses processos de compra, foi orientado "de forma preventiva, a diminuição de cirurgias eletivas para manter o abastecimento de itens básicos." A Hupes informou ainda que desde a sexta-feira (20), até esta segunda-feira (23), não houve qualquer cancelamento de cirurgias e nem impedimento de novos internamentos.
A informação prestada contradiz o que foi divulgado nos documentos obtidos pelo Farol da Bahia. No documento enviado pela Gerente de Atenção à Saúde, Valdira Gonzaga Rodrigues, fica claro a ordem de suspensão de internamentos e cirurgias eletivas. A nota contradiz o que foi determinado nos documentos anexos e, novas informações colhidas pelo Farol da Bahia, reafirmaram que internamentos, cirurgias e procedimentos invasivos foram suspensos. Fotos tiradas hoje, 24, e enviadas por funcionários da instituição, demonstram que, de fato, os internamentos estão suspensos e que a Central de Regulação encontra-se vazia.
Denúncias vindas de servidores, inconformados com a situação do hospital, continuam a chegar redação e que até pacientes internados tiveram suas cirurgias suspensas.
Veja a nota completa:
"Tal orientação se faz necessária em virtude da segurança do paciente e da continuidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão do Hupes está empenhada em que não falte qualquer item básico que prejudique o funcionamento do hospital e buscando celeridade para o abastecimento de materiais. Além disso, dispõe de recursos financeiros, já liberados pela Ebserh/MEC, para dar andamento a essas e outras aquisições que se façam necessárias. Até a sexta-feira, 27, cerca de dois mil itens básicos chegarão ao hospital, incluindo materiais para a realização de hemodiálise. Os demais itens chegarão gradativamente conforme sejam concluídos os processos de compra realizados através de licitação (20 processos em andamento), 10 através de Intenção de Registro de Preços (IRP), dos quais dois já estão homologados, e 49 processos de aquisição através de Processos de Adesão, que já conta com dez deles concluídos", concluí o comunicado.


