Nova bomba de combustível antifraude será obrigatória até 2029

Criptografada, tecnologia brasileira promete acabar com golpes em postos

Por Da Redação
Às

Nova bomba de combustível antifraude será obrigatória até 2029

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A operação Carbono Oculto, realizada na última semana, mobilizou 1.400 agentes e atingiu 350 alvos em oito estados, revelando como o crime organizado movimentava milhões em esquemas de sonegação, lavagem de dinheiro e adulteração de bombas de abastecimento.

Para combater esse tipo de golpe, uma tecnologia brasileira já começa a ser utilizada: a bomba medidora criptografada, que será obrigatória em todos os postos do país até 2029.

Atualmente, os principais golpes nos postos envolvem adulteração do combustível, manipulação da medição e sonegação de impostos. 

O mais difícil de detectar é o chamado “golpe da bomba baixa”, que altera eletronicamente os pulsos entre o medidor e o visor, fazendo com que o motorista pague por mais combustível do que realmente recebe.

As bombas criptografadas ajudam a combater esse problema usando uma assinatura digital inviolável, que registra eletronicamente cada abastecimento. Caso haja qualquer tentativa de violação, o sistema trava ou apresenta erro, garantindo a proteção do consumidor.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.