• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Nova Carteira de Identidade Nacional passa a ser exigida para voos internacionais

Nova Carteira de Identidade Nacional passa a ser exigida para voos internacionais

Documento substitui o antigo RG e pode ser solicitado gratuitamente

Por Da Redação
Às

Atualizado
Nova Carteira de Identidade Nacional passa a ser exigida para voos internacionais

Foto: Divulgação

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser obrigatória para o embarque em voos internacionais no Brasil. O documento substitui o antigo RG e unifica o número de identificação pelo CPF, que passa a ser o registro único válido em todo o território nacional.

No entanto, para viagens no país, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) segue sendo aceita normalmente.

Entre os principais diferenciais da CIN está a padronização das informações conforme normas internacionais. O documento utiliza o mesmo código adotado em passaportes, permitindo leitura automática e reconhecimento em países que possuem acordos de viagem com o Brasil.

Na prática, com a nova mudança, em destinos do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, a nova identidade passa a ser exigida no momento do embarque.

Outro destaque é a versão digital da CIN, disponível no aplicativo Gov.br, que possibilita o acesso ao documento pelo celular.

Validade do RG

Apesar da nova mudança, o RG tradicional ainda tem prazo de validade. De acordo com o Governo Federal, o documento poderá ser utilizado por até dez anos, com a substituição ocorrendo gradualmente até 2032.

A solicitação da CIN é feita pelo site do Gov.br. Ao acessar a plataforma, o cidadão deve conferir os dados e formalizar o pedido. Em alguns casos, será necessário comparecer presencialmente para a realização da foto e a validação das informações.

Para emitir o documento, é obrigatório possuir conta nível prata ou ouro no Gov.br. A primeira via é emitida gratuitamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.