Nova eleição será realizada em Goiás após TSE anular candidatura de prefeito eleito

Decisão se deu pelo fato do político possuir acusação em órgão eleitoral

[Nova eleição será realizada em Goiás após TSE anular candidatura de prefeito eleito]

FOTO: Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta quinta-feira (3), a realização de uma nova eleição no município de Bom Jesus de Goiás, Goiás, devido a anulação da candidatura do prefeito eleito Adair Henrique da Silva (DEM).

A decisão se deu durante análise das candidaturas vitoriosas pelo país com pendências na Justiça Eleitoral. Ao todo, quatro casos foram analisados. Ainda de acordo com o TSE, em pelo menos 96 municípios brasileiros, ainda não há definição de quem irá ocupar o cargo nas prefeituras em 2021.

Segundo o TSE, Adair Henrique foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por improbidade administrativa em 2009 e ficou inelegível por oito anos, tendo a condenação encerrada em 2017. No entanto, o TSE manteve a decisão de inelegibilidade por condenação em órgão eleitoral.

"Por unanimidade, [o TSE] deu provimento ao 1º recurso para indeferir o pedido de candidatura ao cargo de prefeito e anular as eleições majoritárias do município de Bom Jesus de Goiás, determinando a realização de novas eleições a serem designadas pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral] para o ano de 2021, bem como a convocação do presidente da Câmara Municipal da legislatura a se iniciar para exercer o cargo provisoriamente nos termos do voto do relator", afirmou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

A data para a nova eleição ainda não foi divulgada.


Comentários