Nova fórmula auxilia na detecção de Chagas em bancos de sangue, revela Fiocruz Bahia

A doença está entre uma das principais causas de impossibilidade de doação de sangue

[Nova fórmula auxilia na detecção de Chagas em bancos de sangue, revela Fiocruz Bahia ]

FOTO: Reprodução

Diante das dificuldades para o armazenamento de sangue, em razão da doença de chagas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia revelou que para auxiliar na detecção do parasitária nos bancos de sangue, tem utilizado um método de identificação do Trypanosoma cruzi, através de quatro tipos de proteínas quiméricas: IBMP-8.1, IBMP-8.2, IBMP-8.3 e IBMP-8.4.

Atualmente, a doença de Chagas está entre uma das principais causas de impossibilidade de doação de sangue, já que antes de ser armazenado, o elemento doado passa por uma série de exames.

Como mostra o documento, as proteínas foram avaliadas em estudos de fase I e II, apresentando alto desempenho e baixos índices de reatividade cruzada. Além disso, os resultados foram significativos tanto no diagnóstico quanto na triagem sorológica de Chagas.

Para a realização do estudo, foram utilizadas 5.014 amostras de sangue coletadas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), entre dezembro de 2018 e agosto de 2019. Os dados foram publicados na revista Frontiers in Medicine.


Comentários