Vigilância à covid-19 deve permanecer homogênea, revela Fiocruz

Atualmente, existem cerca de 100 linhagens BA em todo o mundo

[Vigilância à covid-19 deve permanecer homogênea, revela Fiocruz ]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A Rede Genômica Fiocruz revelou, na última sexta (13), que foi verificado uma queda no número de pessoas infectadas com algumas variantes do novo coronavírus. Apesar disso, o órgão vai continuar atuando para detectar mutações emergentes que possam surgir.

A Ômicron BA.1 e BA.2 (XE, XQ) e as recombinantes Ômicron e Delta (XS e XF) apresentam moderação no Brasil. As as mais frequentes são a BA.1.1,  a BA.1.14,  a BA.1 e a BA.1.15.

Os dados, referente ao período de 15 de abril a 5 de maio, são compilados semanalmente na plataforma da Rede, através da obtenção dos resultados da plataforma EpiCoV do GISAID (Global Initiative on Sharing All Influenza Data), plataforma internacional para compartilhamento de dados genômicos dos vírus de Influenza e Sars-CoV-2.

Cientistas, no entanto, alertam que a pandemia de covid-19 ainda não acabou no país. Atualmente, existem cerca de 100 linhagens BA em todo o mundo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!