Nova mutação do coronavírus se espalha pela Europa, alertam cientistas

De acordo com jornal britânico, a nova mutação já é responsável por mais de 80% dos casos no Reino Unido

Por Da Redação
Às

Nova mutação do coronavírus se espalha pela Europa, alertam cientistas

Foto: Sergio Perez

A maioria dos novos casos de reinfecção pela Covid-19 que surgiram em vários países do continente europeu é uma nova mutação do vírus que está se espalhando rápido desde o verão europeu. Segundo o jornal diário Financial Times, uma equipe internacional de cientistas que rastreia o vírus através de suas mutações genéticas descreveu a disseminação da variante identificada pelo acrônimo 20A. EU1, em um artigo que será publicado nesta quinta-feira (29). 

Ainda segundo o jornal britânico, a nova mutação já é responsável por mais de 80% dos casos no Reino Unido.

O estudo, que ainda não foi publicado sugere que pessoas que voltaram de férias na Espanha desempenharam um papel fundamental na transmissão do vírus pela Europa. "A partir da disseminação da 20A.EU1, parece claro que as medidas [de prevenção contra o coronavírus] em vigor muitas vezes não eram suficientes para interromper a transmissão das variantes introduzidas neste verão" afirmou Emma Hodcroft, geneticista da Universidade de Basileia (Suíça) e líder do estudo. 

Cada variante do vírus tem a própria assinatura genética, por isso ela pode ser rastreada até o local de origem. 

Os cientistas ainda estão trabalhando com laboratórios de virologia para descobrir se a 20A. EU1 carrega uma mutação específica na proteína spike, a proteína usada pelo vírus para penetrar nas células.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário