Nova onda de casos de Covid-19 acende alerta para saúde mental

A volta de medidas restritivas reacendeu as inseguranças e medo do futuro

[Nova onda de casos de Covid-19 acende alerta para saúde mental]

FOTO: Freepik

O início de uma nova onda da Covid-19, causada pela variante Ômicron, revelou o medo, a insegurança e a incerteza sobre o futuro que os brasileiros sentem.

O cenário de recordes de casos diários da doença exigiu a retomada de algumas medidas restritivas em alguns estados brasileiros e culminou no cancelamento do Carnaval e até mesmo na suspensão da temporada de cruzeiros. Com isso, muitos planos e viagens tiveram que ser novamente adiados ou cancelados. 

E uma das consequências é o impacto direto na saúde mental. A infectologista Ingrid Cotta, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, destaca que no consultório as queixas sobre o comprometimento psicológico têm aparecido de forma constante. 

"Eu faço muita teleconsulta, e temos visto pacientes que são bastante comprometidos do ponto de vista de saúde mental, já passaram pela Covid, mas estão ligando porque não sabem como lidar com esta nova onda [da doença], principalmente no trabalho", relata. 

Ingrid Cotta também ressalta a ausência de políticas públicas para mitigar os efeitos psicológicos da pandemia na população. "É preciso reconhecer a presença do comprometimento da saúde mental e propor políticas de saúde públicas para abordar essa questão e não negligenciar [o problema], porque as redes sociais tendem a nos dizer que está tudo ótimo", afirma. 

O cuidado com a saúde mental na nova onda da Covid-19 

A psicóloga Marilene Kehdi chama a atenção para a importância de buscar apoio emocional e ajuda especializada neste momento que, para muitos, pode ser de  frustração e a desesperança. 

“Se a pessoa não estiver sabendo lidar com as emoções que estão surgindo ou que estão se acentuando, é importante procurar ajuda psicológica. Pessoas de todas as idades tiveram a saúde mental afetada em maior ou menor grau durante esse período e, quanto antes se dá atenção para isso, melhor para a vida num todo”, afirma.

A especialista conta que houve um aumento na procura por atendimento psicológico online durante a pandemia, seja pela piora de transtornos mentais já existentes, como ansiedade e síndrome do pânico, seja pelo surgimento de sintomas depressivos. 

“Conforme a pandemia vai se perpetuando, aumenta o nível de estresse, de medo, de ansiedade e surgem ainda mais incertezas. A questão do isolamento social teve um impacto muito grande, eu diria até que causou traumas na vida de muitas pessoas. Existe a preocupação de 'será que eu vou conseguir suportar isso?'. O ser humano não foi feito para viver isolado”, enfatiza Kehdi. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!