• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Nova subcepa do coronavírus gera preocupações e recomendação de uso de máscaras

Nova subcepa do coronavírus gera preocupações e recomendação de uso de máscaras

Mutação alarmante da subcepa 'BA.6' acende sinais de alerta entre especialistas

Por Da Redação
Ás

Nova subcepa do coronavírus gera preocupações e recomendação de uso de máscaras

Foto: NIAID/Agência Brasil

Cientistas estão emitindo orientações para que as pessoas retomem o uso de máscaras, devido a uma "mutação" da variante da Covid-19. Além da subvariante Omicron, conhecida como Eris, ter despertado preocupações devido à sua alta taxa de mutação e propagação, uma nova subcepa, ainda sem denominação formal, mas informalmente chamada de 'BA.6', está levantando receios. 

A nova subcepa, até o momento, foi identificada somente na Dinamarca e em Israel. No entanto, cientistas destacam que ela também apresenta um grau notável e alarmante de mutação, conforme relata uma reportagem do site Mirror.

Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, expressou em uma postagem no Twitter: "Meus diversos grupos de WhatsApp voltados para ciência estão fervilhando. Clipes e diagramas de linhagem genética sendo compartilhados freneticamente. Apesar de eu não compreender completamente os detalhes, parece que chegou novamente o momento de usarmos máscaras".

A professora Christina Pagel, matemática da University College London e membro ativo do grupo Independent SAGE, fez comentários na plataforma de mídia social, enfatizando que ainda é "muito cedo" para uma avaliação definitiva. No entanto, ela ressaltou que a variante apresenta "muitas novas mutações que a diferenciam das cepas anteriores do Omicron". Isso, segundo Pagel, pode significar que a variante é "potencialmente mais capaz de desencadear uma grande onda" de contágio. Diante desse panorama, a importância da prevenção, incluindo o uso de máscaras, volta a ser destacada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.