Nova Titano: teste de lançamento com detalhes do novo motor

Picape ganha novidades importantes como novo motor e suspensão

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Atualizado
Nova Titano: teste de lançamento com detalhes do novo motor

A Fiat Titano de 2024 quando comparada com a atual já na linha 2026 é outra picape. O motor, suspensão, tecnologia a bordo e até nível de montagem melhoraram. A questão é que a mudança foi feita apenas um ano e meio depois do seu lançamento o que mostra uma correção rápida de rota. A Titano reestreia para brigar por posições mais altas no ranking de vendas e agora está mais competitiva a ponto de envelhecer rápido e preocupar os mais de 8.000 clientes que compraram a versão antiga. Mas o que mudou de verdade? 

A primeira mudança é que a Titano 2026, que deixou de ser fabricada no Uruguai passou a ser produzida na Argentina na unidade de Córdoba. Além disso, a picape recebeu o motor 2.2 Multijet turbodiesel, também utilizado na Toro, Scudo, Rampage e Commander, o que resultou em um aumento de 11% na potência. Durante o lançamento, foi possível dirigir a versão topo de linha Ranch, vendida por R$ 285,9 mil. A novidade também recebeu novos equipamentos e agora parte de R$ 233,9 mil.

Mais itens de série e pacote ADAS

Antes de falarmos como ficou a dinâmica e comportamento da picape durante o teste, é preciso informar que a versão topo de linha passa a contar com sistema ADAS, sistema de monitoramento de ponto cego, off-road pages, novo quadro de instrumentos de 7 polegadas, câmera off-road de 360 polegadas, ar-condicionado dual zone, aviso de saída de faixa, rebatimento automático dos retrovisores, bancos em couro com ajuste elétrico, sensor de chuva e crepuscular, monitoramento de pressão dos pneus, sensor dianteiro de estacionamento, navegação embarcada, santantônio cromado, estribos laterais estilo plataforma, barras longitudinais, rodas de liga leve de 18 polegadas, Keyless Entry’N Go, quatro speakers, dois tweeters, faróis e lanterna em LED, DRL em LED, entre outros, incluindo uma nova multimídia de 10 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. 

Embora tenha ficado mais equipada, o jeitão de Peugeot Landtrek foi mantido, tanto por dentro quanto por fora. Só que desta vez, a picape conta com uma central multimídia melhor, que não engasga como a antiga versão.

Ganhou fôlego com novo motor

A Fiat Titano 2026 deixa de ser vendida com o motor 2.2 Blue HDi e passa a ser negociada apenas com o conjunto 2.2 Multijet turbodiesel. O novo trem de força entrega 200 cv e 45 kgfm de torque (40 kgfm na versão com câmbio manual), o que representa um aumento de 11% na potência e 13% no torque em comparação com o anterior. 

Ainda de acordo com a Fiat, o torque máximo é alcançado entre 1.500 e 2.500 rpm. A relação peso-potência agora é de 10,7 kg/cv, com aceleração de zero a 100 km/h em 9,9 segundos, ante os 12,4 segundos da versão anterior. A tração é 4x4, com acionamento automático entre o eixo traseiro e a tração integral.

Além disso, a picape passa a ter redução de até 17% no consumo em rodovias, alcançando 10,8 km/l. No uso urbano, o consumo é de 9,9 km/l, com melhora de 16% em relação à versão anterior.

Alvo de críticas no passado, a suspensão dianteira também é nova, assim como direção elétrica, os freios a disco nas quatro rodas com acionamento eletrônico e, por fim, há um novo sistema de exaustão para atender às exigências do Proconve PL8. Na prática ela mantém o curso da picape bem controlado e seguro. Há curso de suspensão para andar na terra sem desconforto de antes com uma recalibração completa que fez a diferença a bordo da Titano. 

Com essas mudanças, a picape passa a ter um ajuste menos bobo e com um acerto de suspensão mais firme para enfrentar as ruas esburacadas do Brasil, assim como ruas acidentadas. O motor agora tem mais fôlego nas arrancadas e retomadas. 

E as concorrentes?

Certamente, a Titano é a menos potente, mas também a mais barata entre as picapes mais vendidas no Brasil: Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Portanto, neste caso a Titano é ideal para quem quer usar para trabalho. Claro, não vai ter a potência de 204 cv da Hilux, os 207 cv da S10 e, muito menos, os 250 cv da Ranger. 

Isso sem falar que a S10 High Country é negociada por R$ 323,4 mil, a Hilux SRX Plus AT sai por R$ 353,2 mil ou R$ 342,3 mil na opção SRX AT e, por fim, a Ranger Limited sai por R$ 366,6 mil. Ambas são na média uns R$ 50 mil mais caras do que a Titano Ranch, que custa R$ 285,9 mil.

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