Novas funcionalidades do PIX ficaram para 2023

Greve dos servidores do Banco Central, entre abril e julho, fizeram a agenda de inovações do BC ser reprogramada

Por Da Redação
Ás

Novas funcionalidades do PIX ficaram para 2023

Foto: Agência Brasil

Inovações e mudanças estão por vir para o Pix, modalidade que se popularizou como forma de pagamento rápida e instantânea no Brasil. Novas funcionalidades e medidas de segurança estão previstas para serem implementadas a partir de 2023, já que em 2022 a grave dos servidores do Banco Central, postergou a agenda de lançamento das novidades.

Está previsto para entrar em vigor a partir de 2 de janeiro novas regras do sistema de pagamentos instantâneos, além de melhorias na segurança do Pix. Para o próximo ano, também está previsto o desenvolvimento do Pix Automático, que tem como função principal o débito automático em conta. A ideia é trazer facilidade para pagamentos de faturas periódicas. Apesar de previsto para o próximo ano, a equipe de desenvolvimento não assegura que a funcionalidade esteja em vigor já em 2023, por necessitar de um trabalho complexo e que leva tempo. 

O BC também vislumbra a criação do Pix Internacional, ainda em uma etapa mais prospectiva. Segundo o Fórum Pix, ainda há uma incerteza em relação ao modelo que será adotado, dada a complexidade de adaptação da ferramenta para a realização de transações em diversos países.

O foco para 2022 será o reforço da segurança do Pix, visando coibir fraudes e uso de contas laranjas-abertas por criminosos em nome de outras pessoas. A ideia do BC é a criação de um novo dispositivo para sinalização de fraudes.  Hoje, as contas sob suspeita de uso indevido recebem uma marcação no sistema. Com a mudança, a identificação será aplicada sobre os CPFs e CNPJs dos titulares dessas contas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.