Novo carro elétrico de R$ 300 mil estreia na China

Novo carro elétrico roda 200km com uma carga

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Novo carro elétrico de R$ 300 mil estreia na China

A Livan Auto, marca que sucedeu a antiga Lifan, apresentou na China o Livan Smurf, um microcarro elétrico que será vendido por menos de R$ 30 mil em conversão direta (sem impostos).

Com design de linhas retas, o Smurf aposta em um estilo urbano e descomplicado mas não inovador visto que as limitações de custo também comprometem um design mais arrojado. 

A dianteira tem grade estreita e fechada, faróis redondos e um para-choque prateado, rodas de liga leve aro 14” e pode ter pintura em dois tons. Na traseira, as lanternas são quadradas e os vidros ampliados para melhorar o conforto a bordo em um carrinho tão pequeno. 

Por dentro, o Smurf traz painel recuado e o console central reduzido que abriga o seletor de marchas por botão giratório. O painel é bicolor e pode ter acabamentos em rosa, cinza ou verde, enquanto a central multimídia com tela de mais de 12 polegadas ocupa a parte central do painel.

Nas dimensões o Livan Smurf tem 3,10 metros de comprimento, 1,56 m de largura e 1,61 m de altura e leva quatro ocupantes. O motor elétrico tem 40cv e permite velocidade máxima de 100 km/h. A bateria tem cerca de 17 kWh, garantindo autonomia aproximada de 200 km no ciclo chinês CLTC.

O modelo é uma versão rebatizada do Geely Panda Mini EV, que emplacou mais de 101 mil unidades entre janeiro e julho deste ano. A Livan Auto, agora sob o controle da Geely — proprietária de marcas como Volvo, Zeekr, Smart, Polestar e Lotus —, administra os projetos da antiga Lifan. 

O modelo é o novo carro de entrada da montadora e chega para disputar espaço com rivais como o Wuling Hongguang Mini EV, que custa cerca de R$ 36 mil, e o novo Chery QQ. Esse mercado de micro carros soma cerca de 1,5 milhão de unidades por ano na China. O Wuling Hongguang registrou 261 mil unidades vendidas no ano passado.

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