Novo golpe obriga caixas eletrônicos a liberar cédulas

Black Box já foi responsável pela desativação de 143 máquinas

[Novo golpe obriga caixas eletrônicos a liberar cédulas]

FOTO: Reprodução

Criminosos desenvolveram um novo golpe que permite sacar dinheiro de caixas eletrônicos utilizando um notebook. Nomeada de Black Box, a técnica não utiliza malware ou software específico e já foi responsável pela desativação de 143 máquinas na Europa. 

Segundo a fabricante de caixas eletrônicos Diebold Nixdorf, os hackers podem ter encontrado uma máquina que trazia software desprotegido no HD e fizeram uma cópia. Com o sistema em mãos, o processo de invasão e envio de comandos ao dispositivo bancário se tornaria mais difícil de ser impedido pelos gatilhos de segurança contra jackpotting.

No entanto, até o caixa liberar as cédulas, os golpistas necessitam de tempo para realizar o ataque no caixa eletrônico. Primeiro é necessário abrir a estrutura externa ou fazer um buraco para acessar as portas internas. Depois, os criminosos precisam desconectar parte da fiação e conectá-la à "caixa preta" (Black Box, em inglês), que pode ser um notebook ou mini PC como Raspberry Pi, por exemplo. A partir daí, já é possível executar comandos para "cuspir" as cédulas da máquina.

O banco atingido não divulgou quanto os criminosos conseguiram roubar nos dois ataques. A fabricante Diebold Nixdorf tampouco revelou com qual frequência os caixas liberam o dinheiro após o golpe. 


Comentários