Novo imposto sobre pagamentos cobrirá todas as transações
O CPMF inicialmente poderia incidir só sobre comércio eletrônico

Foto: Pixabay
O tributo sobre pagamentos que está sendo analisado pelo governo, chamado de nova CPMF, não vai incidir só sobre a economia digital, mas sobre "todas as transações". A informação é da assessora especial do Ministério da Economia, Vanessa Canado.
Inicialmente, havia um debate no governo de que o novo imposto poderia incidir só sobre comércio eletrônico. O CPMF é defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pela equipe econômica como uma forma de compensar a redução de impostos sobre a folha de pagamentos das empresas, segundo informações do G1.
"A contribuição sobre pagamentos, ela ganha uma nova conotação em relação à nova CPMF por conta da digitalização da economia. Quando torna a economia mais incorpórea, a forma de rastrear é mais fácil por meio do fluxo de pagamentos. Essa é a ideia que está na cabeça do ministro. A legislação está sendo desenhada pra refletir esse novo mundo digital rastreável através das transações financeiras", disse Canado em live dos jornais "Valor Econômico" e "O Globo".