“Novo Instituto do Senai serve de farol para aquilo que desejamos replicar no restante do país”, disse o vice-presidente Hamilton Mourão

Em discurso, Mourão reconhece o trabalho dos profissionais de saúde no combate a pandemia da Covid-19 no Brasil

[“Novo Instituto do Senai serve de farol para aquilo que desejamos replicar no restante do país”, disse o vice-presidente Hamilton Mourão]

FOTO: Farol da Bahia

O vice-presidente do Brasil, o General Hamilton Mourão, participou na manhã desta sexta-feira (30), da inauguração do Instituto SENAI de Sistemas Avançados de Saúde (ISI SAS), no Cimatec, em Salvador. 

Durante seu discurso, Mourão salientou a importância do trabalho dos profissionais de saúde na luta contra a pandemia da Covid-19, no Brasil. 

“Meu reconhecimento aos nossos profissionais da área de saúde que com imenso sacrifício, inclusive das suas próprias vidas, foram descobrindo a melhor forma de lidar com a Covid-19, vamos lembrar que os prognósticos para o Brasil eram catastróficos, pessoas iam morrer nas ruas, íamos recolher cadáveres em caminhões frigoríficos pelas ruas das cidades brasileiras, ou morreriam nos corredores dos hospitais. Felizmente isso não aconteceu pela capacidade dos nossos profissionais, e ao mesmo tempo por trabalho como esse que nós estamos vendo aqui no Cimatec da Bahia”, disse.

Além disso, o vice-presidente parabenizou o Senai pelo novo equipamento, que segundo ele, “serve de farol para aquilo que desejamos replicar no restante do país”.

“Vamos viver essa nova era, vamos precisar mitigar os trabalhadores que vão perder um determinado tipo de emprego, e que terão que ser capacitados para outros tipos de atividade laboriosa. Um dos grandes problemas do país é a nossa baixa produtividade. Ela tem dois fatores primordiais: um fator podemos atribuir ao custo Brasil, a nossa questão tributária, deficiência de infraestrutura logística, a nossa burocracia excessiva. O outro fator é a questão educacional, que se nós não avançarmos, não resolvermos, não lutarmos para melhorar a capacidade do nosso povo, por mais que se faça reformas, não teremos gente capacitada para realizar aquilo que tem que ser feita. Essas são as tarefas que estão na nossa frente”, frisou.

Instituto

O novo Instituto está equipado com laboratórios de alta tecnologia e já vem atuando na realização de testes para diagnóstico da COVID-19, além de atuar no desenvolvimento de vacinas, medicamentos biológicos, produtos de terapia celular, dispositivos médicos, estudos clínicos e diversas outras frentes.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o ISI-SAS / CIMATEC vem atuando  para apoiar o SUS, a iniciativa privada e à sociedade em diversas ações, como o desenvolvimento de túneis de desinfecção, bolha de contenção, produção e envase de álcool glicerinado 80%, realização de testes para detecção da COVID-19 e desenvolvimento de tecnologias estratégicas para controle da pandemia.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!