• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Novo ministro da Previdência também ouviu sobre suspeitas de fraude no INSS em 2023

Novo ministro da Previdência também ouviu sobre suspeitas de fraude no INSS em 2023

Wolney Queiroz participou da reunião em que Lupi foi alertado sobre as denúncias

Por Da Redação
Ás

Novo ministro da Previdência também ouviu sobre suspeitas de fraude no INSS em 2023

Foto: Vinicius Loures/ Agência Câmara

O novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, indicado por Lula após o anúncio de saída de Carlos Lupi, assim como o seu antecessor, tinha conhecimento sobre as suspeitas de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque Queiroz participou de reunião em que Lupi foi informado sobre o suposto esquema, segundo consta a ata da 296ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), ocorrida em 12 de junho de 2023.

De acordo com a ata de 2023, a representante do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Tonia Galleti, relatou que havia solicitado a inclusão da discussão sobre os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) das entidades que têm desconto de mensalidade junto ao INSS na reunião e que o pedido foi negado, pois a pauta já estava fechada.

De acordo com a ata, ela reforçou a sua solicitação, tendo em vista as inúmeras denúncias feitas e defendeu que fossem apresentadas a quantidade de entidades que tem acordos com o INSS, a curva de crescimento dos associados nos últimos 12 meses e uma proposta de regulamentação que trouxesse maior segurança aos trabalhadores, ao INSS e aos 17 órgãos de controle.

Segundo o documento, Lupi registrou que a solicitação era relevante, mas, como seria necessário fazer um levantamento dos dados, pediu que o tema fosse pautado para a próxima reunião. O ministro disse ainda que, para proteger o sistema, estava sendo iniciada a “utilização de token”.

Embora não haja conclusões sobre a participação ou não de Carlos Lupi no esquema criminoso, os questionamentos em torno da competência do agora ex-ministro pressionaram a sua saída. Wolney Queiroz atualmente é secretário-executivo da Previdência Social, e era o número 2 de Carlos Lupi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.