Portal integrado do governo entra em operação
Cerca de 1,6 mil sites da administração federal serão migrados para o portal

O governo federal já disponibilizou, ontem, a primeira etapa do site que reúne serviços e informações para o cidadão de diversos ministérios. Para acessar, basta digitar www.gov.br.
A entrega, afirmam os ministérios da Economia, Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria de Governo, cumpre o prazo estabelecido pelo Decreto 9.756/2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia que marcou os primeiros 100 dias de governo, em abril.
O decreto determina a migração dos cerca de 1,6 mil sites da administração federal para o portal gov.br a partir de 31 de julho, com prazo final até 31 de dezembro de 2020, e também a desativação dos endereços eletrônicos existentes.
Cada órgão continuará a ter a sua página institucional, com autonomia de gestão, segundo o governo, mas elas ficarão abrigadas no portal único. Com isso, a manutenção e o desenvolvimento de um único site deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 100 milhões ao ano.
A unificação de canais prevista pelo Decreto 9.756/2019 também engloba os aplicativos móveis. Em junho, foi criada a conta única gov.br na loja de Google Play, que já conta com 32 aplicativos (apps) migrados, entre eles o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e Enem.
O Farol da Bahia havia notificado a criação do portal (leia aqui).