Novo sistema de emergências no país deve entrar em operação até dezembro; veja como vai funcionar
O sistema será responsável por emitir alertas com sons e mensagens em formato pop-up no celular

Foto: Reprodução/Unsplash
O novo sistema de alerta de emergências do país deve entrar em vigor até dezembro nos estados das regiões sul e sudeste, quando começa o verão e aumenta a incidência das chuvas. Ele será responsável por emitir alertas com sons e mensagens em formato pop-up (sobrepõe ao conteúdo exibido na tela) no celular.
O sistema deve ser testado pela Defesa Civil em dez municípios brasileiros. O teste será realizado em cidades pequenas, baseado em seu histórico de desastres e a capacidade de defesas civis. A informação é do superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Gustavo Borges, em entrevista ao G1 e à TV Globo.
A Defesa Civil irá delimitar uma área em situação de risco para emitir o sinal. Qualquer aparelho celular compatível com cobertura dentro desse perímetro vai receber a notificação. Borges explica que os aparelhos comprados a partir de 2020 são compatíveis e vão funcionar em redes 4G e 5G.
Atualmente, a Defesa Civil utiliza SMS para emitir os alertas, entretanto, para receber, é necessário que o usuário faça um cadastro informando os CEPs de interesse. Segundo Borges, essa medida continuará sendo utilizada e que o novo sistema será utilizado apenas em casos de alto risco.
A Anatel, por iniciativa própria, determinou que as operadoras implementassem o novo sistema de alertas no final de 2022. Claro, Tim e Vivo já implementaram a ferramenta em suas redes. para o lançamento resta o treinamento das defesas civis e o plano de comunicação com a população. A engenharia do sistema foi concluída no final de 2023.
Está sendo conduzido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério das Comunicações. No primeiro dia dos testes, a Anatel vai fazer um alerta de demonstração para explicar o que é e como usar o sistema.