Novos ônibus com ar-condicionado começam a circular em Salvador nesta sexta-feira (7)
Cerca de 70 veículos adquiridos pela prefeitura atendem linhas da Estação Mussurunga e da orla da capital baiana

Foto: Reprodução / TV Bahia
Começaram a circular na manhã desta quinta-feira (7), pelas ruas de Salvador, cerca de 70 novos ônibus com ar-condicionado. Os veículos chegaram no domingo (3) e foram integrados à frota na capital baiana. Os coletivos abrangem a Estação Mussurunga e orla de Salvador, que eram atendidos pelo Consórcio Salvador Norte (CSN), que teve contrato com a prefeitura rescindido.
“A gente está priorizando neste momento exatamente a área da bacia C, que era área da antiga CSN. A gente entende que essa população ao longo dos anos foi a mais penalizada. Por isso a gente está identificando a necessidade e colocando essas linhas com os ônibus novos para atender essa região”, explicou o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller.
O secretário disse ainda que outro motivo para os ônibus serem acrescentados à frota que atende a Estação Mussurunga é a integração com o sistema de metrô da região, pois o terminal é o quarto maior em movimento de passageiros na capital baiana.
“A integração aqui é muito forte. A gente percebe que quando chegam ônibus de áreas com maior população, eles congestionam a escada rolante de acesso ao metrô. A gente percebe que houve um aumento na demanda da estação. O que nos deixa claro que as pessoas voltam a confiar no sistema de transporte e voltam a utilizar de forma mais rotineira”, informou Muller.
Os ônibus chegaram em Salvador há menos de uma semana e passaram por revisão nas garagens antes de serem colocados nas ruas. Os novos coletivos têm elevador e duas vagas para cadeirantes, vidro fumê, além de sistema de ar-condicionado. Eles também devem contar com câmeras de segurança.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, havia anunciado, em 14 de setembro, que a frota de ônibus do transporte público da capital baiana seria renovada, com a chegada dos novos veículos com ar-condicionado; desses, 70 foram começaram a circular nesta quinta-feira e o restante deve ser integrado até o final de outubro.
Segundo a SEMOB, do total, 92 veículos foram adquiridos pelo consórcio OTTrans e outros 77 pelo consórcio Plataforma. Segundo Bruno, com esses novos veículos, Salvador chegará perto dos 40% de renovação da frota com ar-condicionado.
Na ocasião, o prefeito também informou que os ônibus elétricos, que começariam a ser testados em Salvador, integrarão o sistema do BRT. No entanto, ainda não há uma previsão da quantidade de veículos que serão utilizados.