Número de brasileiros deportados dos EUA dobra em 2025

Ao menos 3.294 imigrantes do Brasil foram expulsos do país no ano passado, aumento de 99,8% em relação a 2024

Por Da Redação
Às

Número de brasileiros deportados dos EUA dobra em 2025

Foto: Raul Lansky/MDHC

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos bateu recorde em 2025 e praticamente dobrou em comparação com o ano anterior. Ao todo, 3.294 imigrantes foram expulsos do território norte-americano, segundo dados da Polícia Federal e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Em 2024, haviam sido registrados 1.648 deportados. O último voo do ano chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite de quarta-feira (31), com 124 brasileiros repatriados. O total de 2025 é o maior desde o início da série histórica, em 2020, e considera apenas deportações realizadas em voos fretados pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE).

De acordo com o MDHC, foram realizados 37 voos de deportação ao longo do ano. Um deles ocorreu ainda durante o governo do ex-presidente Joe Biden, enquanto os demais partiram após a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro.

Os voos fretados haviam sido interrompidos em 2006, após mudança na política do Itamaraty sobre o tratamento de brasileiros no exterior, mas voltaram a ser realizados em outubro de 2019, durante o primeiro mandato de Trump, com autorização do então presidente Jair Bolsonaro. Desde então, mais de 10 mil brasileiros foram deportados dos Estados Unidos.

A maioria das aeronaves teve como destino o aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Segundo o governo federal, a escolha se deve a questões logísticas, como a capacidade do terminal para receber esse tipo de voo e a facilidade de conexões para outras regiões do país. A área também fica próxima de cidades com histórico de forte migração para os EUA, como Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

No início do ano, a chegada de brasileiros algemados e acorrentados em um voo que pousou em Manaus gerou reação do governo brasileiro. Após o episódio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a retirada das correntes e o transporte dos deportados para Belo Horizonte em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Depois do caso, o governo federal anunciou a criação de um programa de acolhimento aos repatriados. A iniciativa prevê atendimento médico, alimentação e apoio logístico para o retorno às cidades de origem.

Pelas regras migratórias dos Estados Unidos, estrangeiros podem ser deportados por entrada irregular no país, descumprimento das leis migratórias, envolvimento em crimes ou situações consideradas ameaça à segurança pública. Em alguns casos, a expulsão ocorre de forma imediata, sem julgamento em tribunal migratório.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.