Número de brasileiros no exterior cresce 35% em dez anos, diz IBGE
Crescimento é favorecido por uma nova realidade global de empregos flexíveis

Foto: Reprodução/Pixabay
Em busca de uma melhor qualidade de vida, milhares de brasileiros decidem morar e trabalhar fora do Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, entre 2010 e 2020, houve um crescimento de 625 mil migrantes, atingindo um total de 4,2 milhões brasileiros no exterior. O crescimento representa um percentual de 35% e foi favorecido por uma nova realidade global de empregos flexíveis quanto ao local de trabalho.
“Algumas empresas pagam toda a mudança desses profissionais e eles conseguem migrar. Bem como há profissionais que vão para fora e, lá, eles encontram essa oportunidade. Então há essas duas possibilidades para o profissional que quer trabalhar em outro país. Eu também tenho mentores que trabalham aqui no Brasil, mas ganham em dólar, porque conseguem trabalhar remotamente para empresas de fora. Também há essa possibilidade”, explicou a profissional de Recursos Humanos Karolyne Fabreto, em entrevista à Jovem Pan.
Segundo ela, carreiras ligadas à tecnologia e engenharia estão em alta no exterior. Por lei, os brasileiros que residem fora do país há mais de um ano precisam emitir a declaração de saída definitiva do país. Essa obrigação tributária representa o último imposto de renda que o beneficiário precisa declarar no Brasil.


