• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Pequenos negócios respondem por 8 em cada 10 empregos criados no Brasil em outubro

Pequenos negócios respondem por 8 em cada 10 empregos criados no Brasil em outubro

No acumulado do ano, país contabiliza 2,3 milhões de novos postos

Por Da Redação
Às

Pequenos negócios respondem por 8 em cada 10 empregos criados no Brasil em outubro

Foto: Agência Brasil

Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado nesta segunda-feira (5), mostra que os pequenos negócios foram responsáveis por cerca de oito a cada dez novas vagas de trabalho criadas no país em outubro deste ano. Nesse período, o saldo positivo de empregos gerados por empresas de todo tipo porte foi de 159.454, sendo que os pequenos negócios respondem por 125.114 das contratações (78,5%).

No acumulado de 2022, o país contabiliza 2,3 milhões de novos postos de trabalho. Desses,  1,661 milhão (71,6%) são por meio de micro e pequenas empresas. A participação de médias e grandes na geração de empregos é de 22%, com 513 mil contratações. “Pelo décimo mês consecutivo, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no país”, avaliou o Sebrae, por meio de nota.

Setores

Entre os sete setores da economia analisados, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo em todos, enquanto médias e grandes empresas registraram saldo negativo na construção civil e na extrativa mineral. 

Na área de serviços, o saldo de contratações dos pequenos negócios foi de 60,2 mil, enquanto médias e grandes empresas aumentaram seus quadros em 29,1 mil novos contratados. No acumulado de 2022, as micro e pequenas empresas do setor de serviços foram as que mais contrataram, com 850.781 novos empregos, além de 274.679 postos na construção civil e 262.143 no comércio.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário