Número de crianças e adolescentes com miopia aumenta durante a crise sanitária

Estudo da CBO reúne percepção de oftalmologistas que trabalham com público jovem

[Número de crianças e adolescentes com miopia aumenta durante a crise sanitária]

FOTO: Reprodução

De acordo com um estudo inédito do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o número de diagnósticos de crianças e adolescentes com miopia aumentou durante a crise sanitária. No levantamento, 72% dos profissionais entrevistados relatam maior detecção do problema na faixa etária de zero a 19 anos. Para a maioria dos especialistas ouvidos, a principal razão do problema é a maior exposição dos jovens a telas de aparelhos eletrônicos no ensino remoto e em lazer no confinamento.

O estudo do CBO reúne a percepção de oftalmologistas que trabalham com o público mais jovem. Entre abril e junho deste ano, foram ouvido 295 profissionais em todo o País. Os médicos também relatam agravamento acelerado dos casos que já tinham esse problema de visão.

Para 76% dos entrevistados, a principal causa do problema é a superexposição dos menores a televisão, smartphones, tablets e computadores. Praticamente todos os especialistas (99%) defendem a redução do chamado tempo de tela e o aumento das atividades ao ar livre.

A miopia é provocada quando o diâmetro do globo ocular é aumentado, ainda que ligeiramente. Por causa desse aumento, há um erro na refração da luz, e a imagem acaba se formando antes da retina. O sintoma mais frequente é a visão embaçada, que impede de enxergar claramente o que está mais distante. A principal causa da miopia é a herança genética, mas a exposição excessiva às telas e a redução do tempo passado ao ar livre interfere em sua manifestação.

Esse aumento no diâmetro do olho não provoca só a miopia. É um indicador importante da fragilidade da córnea que pode apresentar problemas mais graves, como descolamento de retina, catarata e glaucoma.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo são míopes: 59 milhões delas vivem no Brasil. A projeção é que até 2050 metade da população mundial seja afetada pelo problema em função do aumento da exposição às telas. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Deputada dos EUA exibe foto de Moraes em sessão sobre censura no Brasil]

Ela elencou dois fatos que comprovariam a censura imposta pelo magistrado contra políticos conservadores no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!