Número de empresas ativas cresce 3,7% no Brasil, aponta IBGE

Apesar da elevação, o total de pessoas ocupadas assalariadas nas instituições caiu 1,8% no mesmo período

[Número de empresas ativas cresce 3,7% no Brasil, aponta IBGE]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O número de empresas e outras organizações ativas no Brasil aumentou 3,7% entre 2019 e 2020, chegando a 5,4 milhões. Apesar da elevação, o total de pessoas ocupadas assalariadas nas instituições caiu 1,8% no mesmo período, o que representa 825,3 mil postos de trabalho formais a menos no país.

Conforme os dados da pesquisa Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2020, divulgada nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres foram as que mais perderam postos de trabalho.

Essa é a primeira vez, na série histórica do estudo, desde 2008, que há um declínio no número de assalariados ao mesmo tempo em que acontece um aumento expressivo no total de empresas. Segundo o instituto, o movimento é influenciado pela quantidade de pessoas que foram demitidas e tentaram abrir seu próprio negócio ou por quem buscava compensar as perdas de renda nesse período.

“A gente não imagina, em período de forte crise econômica, ter aumento de empresas. Mas, ao mesmo tempo, isso é explicado pelo crescimento de empresas que não possuem assalariados”, disse o gerente da pesquisa, Thiego Ferreira.

“Apesar de todos os esforços, inclusive políticos, e das políticas públicas para manter os empregos, ocorreram, naturalmente, demissões. Muita gente teve redução na renda ou porque foi demitida ou porque teve diminuição da jornada de trabalho e isso pode ter motivado a busca dessas pessoas por abrirem seus próprios negócios”, completou. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!