Número de mortes por Covid-19 no mundo é 3 vezes maior que dados oficiais, afirma OMS
Órgão mostra que países relataram oficialmente 3,4 milhões de mortes

Foto: Reprodução/Getty Images
As informações divulgadas sobre o número de mortes atribuídas à Covid-19 é três vezes maior do que os dados oficiais, segundo afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (21).
Em uma publicação de seu relatório anual sobre as estatísticas mundiais de saúde, a OMS indicou que a Covid-19 causou pelo menos 3,4 milhões de mortes diretas ou indiretas em 2020. Porém, o número oficial de mortes decorrentes do vírus no ano passado é de cerca de 1,8 milhão.
"Isso corresponde a mortos semelhantes, que previam que o número total de mortes seria pelo menos 2 a 3 vezes maior" do que o número oficial de mortos de covid-19, disse Samira Asma, vice-diretora-geral de dados da OMS, em uma entrevista coletiva.
Ainda de acordo com ela, o órgão trabalha com países diferentes para descobrir qual é o número real de mortos da pandemia, para estar "melhor preparada para a próxima emergência".
No relatório, a OMS explica que muitos países não têm nenhum sistema de registro do estado civil e, portanto, não tem estatísticas precisas e completas sobre as mortes e suas causas. Desta forma, o excesso de mortalidade não pode ser medido em todos os lugares pois alguns países não possuem todos os dados.
Em geral, “apenas 40% dos países do mundo registram pelo menos 90% das mortes, o que significa que um número significativo de países não consegue notificar as mortes ou suas causas”, explicou Samira Asma.
Globalmente, essas estatísticas mostram que "uma pandemia de covid-19 constitui uma grande ameaça à saúde e ao bem-estar das populações em todo o mundo", sublinhou Asma ao completar que isso fez com que a expectativa de vida de alguns países caísse entre dois e três anos.


