• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Número de veículos clandestinos retirados de circulação sobe 115% em Salvador

Número de veículos clandestinos retirados de circulação sobe 115% em Salvador

Abordagens quase dobram entre 2024 e 2025, e atinge maior patamar da série histórica

Por Da Redação
Às

Número de veículos clandestinos retirados de circulação sobe 115% em Salvador

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Dados divulgados pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) mostram um crescimento expressivo nas ações de fiscalização contra o transporte irregular ao longo de 2025. Na comparação com o ano anterior, o número de abordagens aumentou 99%, enquanto as remoções de veículos clandestinos avançaram 115,8%.

Segundo o levantamento, a Semob realizou 3.477 abordagens em diferentes pontos da capital baiana no último ano. Desse total, 1.068 veículos clandestinos foram retirados de circulação. Considerando também outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o total de remoções em 2025 chegou a 1.142 veículos, o maior já registrado pela série histórica do órgão.

Em 2024, as equipes haviam feito 1.747 abordagens, com 996 veículos removidos. Desse número, 495 estavam relacionados ao transporte irregular e 501 a outras infrações previstas no CTB. No mesmo período, foram contabilizadas 1.278 autuações durante as operações.

As fiscalizações se concentraram em áreas de grande circulação, como rodoviária, aeroporto, regiões comerciais, principais avenidas e trechos da orla, com apoio de ações integradas com outros órgãos e forças de segurança.

O comparativo consolidado aponta que as abordagens passaram de 1.747 em 2024 para 3.477 em 2025. As remoções totais subiram de 996 para 1.142 veículos, enquanto as remoções por transporte clandestino saltaram de 495 para 1.068.

Segundo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, os números refletem o fortalecimento das ações de fiscalização e a reorganização operacional da secretaria. “Cada veículo irregular retirado de circulação representa menos risco de acidentes, mais proteção ao usuário e respeito aos trabalhadores que atuam de forma regular. Nosso compromisso é continuar ampliando esse trabalho”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.