• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • O amor vai às compras: 61% dos brasileiros pretendem presentear alguém neste Dia dos Namorados

O amor vai às compras: 61% dos brasileiros pretendem presentear alguém neste Dia dos Namorados

Levantamento mostra um equilíbrio entre planejamento financeiro e demonstração de afetos

Por Kaylane Matos
Às

O amor vai às compras: 61% dos brasileiros pretendem presentear alguém neste Dia dos Namorados

Foto: Reprodução

O amor promete movimentar o mercado de varejo no Brasil nesta semana do Dia dos Namorados. Um levantamento feito pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, indicou que 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear alguém neste dia 12. 

Além da intenção de compra, 44% dos entrevistados dizem se organizar financeiramente para a data e 48% afirmam economizar para presentear. Isabela Matias, 23, que namora há 4 anos, é uma das pessoas que se planeja em todos os anos para comprar o presente do namorado.

"Desde 2022 me organizo um mês antes para comemorar nosso dia, gasto em torno de 300 a 500 reais. Gosto muito porque gera uma conexão mais forte, além de boas lembranças do momento de troca", compartilha. Assim como Isabela, 60% dos entrevistados dizem investir até R$300 na comemoração

Se por um lado a maioria dos consumidores apaixonados pretende investir em presentes para os seus parceiros, a pesquisa demonstrou que 21% pretendem reduzir as despesas. É o caso de Laura Bacarin, 23, que namora há quase 2 anos. Segundo ela, o casal costuma não gastar com presentes nessa época pois "não é incomum a gente se presentear em momentos aleatórios", disse. 

O padrão de consumo nesta data segue estável com preferências concentradas em categorias tradicionalmente associadas ao Dia dos Namorados. Entre as categorias mais citadas estão: perfumes (35%) e roupas (32%), seguidos por presentes simbólicos (17%), chocolates (16%), refeições comemorativas (16%) e flores (15%).

Alcides, 29 anos, está no relacionamento há nove anos e sempre, até mesmo diante de dificuldades financeiras, planeja algo para a noiva. "Para nós é muito relevante, ambos gostamos de nos presentear. Este ano estou pensando em entregar um buquê de flores no trabalho dela com uma carta, ela não tá passando por um momento muito bom, então, acho que irá fazê-la bem", dividiu o apaixonado.

A especialista do Serasa em educação financeira, Aline Vieira, destaca que, apesar da atenção no planejamento financeiro, as datas comemorativas ainda ocupam espaços nas prioridades de consumo. “Ao invés de abrir mão da celebração, muitos consumidores têm optado por se preparar financeiramente para conciliar suas demonstrações de afeto com a vida financeira”, comentou.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 27 de maio, e ouviu 1.257 de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.