"O Brasil não é Bolsonaro", diz relator do Parlamento Europeu fala sobre acordo Mercosul-UE
“Estou convencido de que a Amazônia estará mais protegida com um acordo com a União Europeia", afirmou o relator

Foto: Divulgação/ BBC News Brasil
Em entrevista à BBC News Brasil, o eurodeputado espanhol Jordi Cañas, relator do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul no Parlamento Europeu, afirmou que “o Brasil não é Bolsonaro”, em referência à natureza do acordo: um tratado entre países, não entre governos, com efeitos a longo prazo para além da situação política atual. “Estou convencido de que a Amazônia estará mais protegida com um acordo com a União Europeia do que com um não-acordo com uma China que não se importa em nada em como se exploram os recursos”, disse o relator.
Outra ponto que atrapalhou o acordo foi a declaração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre aproveitar a pandemia para “passar a boiada” por meio do relaxamento de regras ambientais.
Na entrevista, o eurodeputado também falou sobre o forte lobby de produtores europeus contrários ao acordo, os riscos do enfraquecimento do multilateralismo e faz uma mea culpa sobre a visão “muito carregada de preconceitos e informações estereotipadas” dos europeus sobre os latino-americanos.