O COVID-19 pode ser transmitido através da comida? Entenda

Duvida sobre risco foi levantada nos últimos dias

[O COVID-19 pode ser transmitido através da comida? Entenda]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Nos últimos dias, muitas pessoas levantaram a possibilidade do COVID-19 ser transmitido por meio dos alimentos. Segundo comunicado da ASAE (Autoridade Portuguesa para Segurança Alimentar e Económica). Não existe evidência de qualquer tipo de contaminação através da ingestão de comida cozinhada ou crua”. diz a autoridade.

Porém, a entidade afirma também que “É aplicando o princípio da precaução, o reforço das medidas de higiene e limpeza é altamente aconselhado porque as boas práticas reduzem claramente a concentração de vírus e diminuem eficazmente a probabilidade de contaminação”. afirma.

O comunicado da ASAE ainda reitera que “apesar da adaptação deste vírus aos humanos ser muito recente, existe já uma considerável produção científica num curto espaço de tempo. Tanto nesta como na investigação anterior sobre os outros coronavírus, não existe nenhum tipo de evidência sobre a possibilidade de infeções devido à ingestão de comida. Isto é verdadeiro (...) não existe qualquer evidência sobre a contaminação através da ingestão da comida”. conclui.


Comentários