OMS volta atrás e diz que não tem recomendação contra ibuprofeno no tratamento do coronavírus

A organização diz ainda que não há 'conhecimento de relatos de efeitos negativos do ibuprofeno'

[OMS volta atrás e diz que não tem recomendação contra ibuprofeno no tratamento do coronavírus]

FOTO: Reprodução/ TV Globo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou atrás e retirou a restrição, nesta quinta-feira (19), de uso de medicamento à base de ibuprofeno no tratamento contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A restrição havia sido anunciada na última terça-feira (17).

Em uma publicação em uma rede social na manhã desta quinta, a pasta afirmou que, "por precaução", recomenda "a substituição do #ibuprofeno por outros analgésicos." Segundo o ministério, "é fundamental que a substituição de medicamentos seja feita com recomendação de um profissional de saúde." 

Segundo a OMS, a organização "está ciente das preocupações sobre o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (isto é, ibuprofeno) para o tratamento da febre em pessoas com Covid-19". No entanto, entidade afirma que "após uma rápida revisão da literatura [pesquisas científicas], a OMS não está ciente dos dados clínicos ou de base populacional publicados sobre esse tópico", afirmou a organização, em nota.

De acordo com a organização, a nova decisão foi tomada após ouvir médicos que tratam pacientes com o vírus e após consultas a pesquisas científicas desenvolvidas até o momento sobre a doença. Sendo assim, com base nas informações, não há restrições ao uso de Ibuprofeno no tratamento contra a doença do coronavírus.


Comentários