O Dia da Sobrecarga: Hoje a humanidade entra no crédito com a natureza

Dia marca o fim dos recursos do planeta que as pessoas poderiam usar sem destruir.

[O Dia da Sobrecarga: Hoje a humanidade entra no crédito com a natureza]

FOTO: Gerd Altmann por Pixabay

O ainda pouco conhecido, “Dia da Sobrecarga” tem chegado cada vez mais cedo desde o ano no qual começou a ser contabilizado, 1986 e é a prova de que a humanidade está cada vez mais comprometendo a capacidade de regeneração da Terra

A partir de hoje, segunda, 29 de julho de 2019, nós, seres humanos, viveremos no “crédito” pois já consumimos  todos os recursos naturais  - água, terra, ar limpo - que o planeta oferece. Esta é a média do cálculo que é feito pela organização Global Footprint Network. Neste ano de 2019, o “Dia da Sobrecarga” chegou dois meses antes de 20 anos atrás e a cada ano que passa, vem se antecipando no calendário. Em 1990, por exemplo, ele aconteceu em 13 de outubro. Mais de dois meses depois do que em 2019.  "O fato de que o Dia da Sobrecarga da Terra seja 29 de julho significa que a Humanidade utiliza atualmente os recursos ecológicos 1,75 vez mais rápido" que a capacidade de regeneração dos ecossistemas, destaca a ONG em um comunicado. "Gastamos o capital natural do nosso planeta, reduzindo ao mesmo tempo sua capacidade futura de regeneração", adverte também a organização.

"O custo desta sobrecarga econômica mundial está se tornando cada vez mais evidente com o desmatamento, a erosão dos solos, a perda da biodiversidade e o aumento do dióxido de carbono na atmosfera. Isto leva às mudanças climáticas e a fenômenos climáticos extremos mais frequentes", explica a organização.

Os modos de consumo apresentam enormes diferenças entre os países. "O Catar alcançou seu dia de sobrecarga depois de 42 dias, enquanto a Indonésia consumiu todos os recursos para o ano inteiro depois de 342", destaca WWF, associada à Global Footprint Network.

"Se todo mundo vivesse como os franceses, precisariam de 2,7 planetas e se todo mundo adotasse o modo de consumo dos americanos, seriam necessárias cinco Terras”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!