'O Ônibus Perdido' se destaca e se diferencia dos filmes no streaming

O filme foi adaptado de trechos do livro "Paradise: One Town's Struggle to Survive an American Wildfire", de Lizzie Johnson

Por FolhaPress
Às

'O Ônibus Perdido' se destaca e se diferencia dos filmes no streaming

Foto: Divulgação

ANDRÉ BARCINSKI - O inglês Paul Greengrass fez uma carreira contando histórias de pessoas comuns que se veem em meio a acontecimentos trágicos: "Vôo United 93", de 2006, fala dos passageiros de um dos quatro aviões sequestrados por terroristas durante o ataque de 11 de setembro de 2001, "Capitão Phillips", de 2013, tem Tom Hanks como um oficial da Marinha Mercante que é sequestrado por piratas na costa da Somália, e "22 de Julho", de 2018, conta o aterrorizante ataque de um criminoso neonazista a um acampamento de jovens na Noruega.

Greengrass também dirigiu blockbusters de grande orçamento, como três filmes da série do personagem Jason Bourne, papel de Matt Damon.

Agora o cineasta volta sua atenção para um dos maiores desastres naturais da história da Califórnia —os incêndios que atingiram o norte do Estado em 2018, causando 85 mortes e a destruição de 18 mil imóveis e estruturas. "O Ônibus Perdido", em cartaz na Apple TV, conta a história de um motorista de ônibus escolar, interpretado por Matthew McConaughey, que precisa transportar um grupo de 22 crianças e a professora da turma por um cenário devastado pelas chamas.

O filme foi adaptado de trechos do livro "Paradise: One Town's Struggle to Survive an American Wildfire", de Lizzie Johnson, e é inspirado pela história real de um motorista chamado Kevin McKay.

Toda a ação do filme é centrada nos acontecimentos próximos ao dia 8 de novembro de 2018, quando uma linha elétrica defeituosa se rompeu e provocou um incêndio que, propagado pelos fortes ventos que sopravam, queimou por duas semanas uma área de 620 quilômetros quadrados.

Kevin McKay, vivido por Matthew McConaughey, é motorista do sistema de transporte escolar da região e está numa pior. Perdeu o pai e mora com a mãe doente e um filho adolescente com quem mal fala —a mãe e o filho do personagem são vividos, respectivamente, por Kay McConaughey e Levi McConaughey, mãe e filho do ator. A ex-mulher não para de reclamar e o cachorro da família está com câncer. No trabalho, a chefe se recusa a lhe dar horas extras, e McKay está prestes a perder o emprego.

Em meio a essa tempestade familiar e profissional, um pequeno incidente numa linha elétrica causa um incêndio que começa a se espalhar pela região. Os bombeiros logo percebem que a situação pode fugir do controle e emitem um alerta para evacuação de toda a região. McKay está num ônibus vazio voltando para a garagem quando recebe a incumbência de buscar 22 alunos e uma professora, Mary —papel de Ludwig America Ferrera, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Barbie" numa escola localizada em uma área que fica na direção da propagação do incêndio.

"O Ônibus Perdido" começa como um drama pessoal e logo se torna um filme-catástrofe repleto de cenas de ação, com imagens impressionantes das chamas engolindo quarteirões inteiros. E Kevin McKay vira um herói improvável ao tentar salvar a vida da turma de alunos.

A primeira metade, mostrando o início do incêndio e a progressão da tragédia, é bem mais interessante que a segunda, dominada por cenas de bravura e heroísmo que não fogem dos clichês desse tipo de filme. Mas tudo é tão habilmente conduzido pela direção segura de Greengrass que se destaca em meio a programação de filmes do streaming. É um artigo cada vez mais raro diversão para adultos.

O ÔNIBUS PERDIDO
- Avaliação Bom
- Onde Apple TV+
- Elenco Matthew McConaughey, America Ferrera e Yul Vazquez
- Produção EUA, 2025
- Direção Paul Greengrass

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.