• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Obesidade supera desnutrição infantil: 400 mil crianças brasileiras já convivem com excesso de peso!

Obesidade supera desnutrição infantil: 400 mil crianças brasileiras já convivem com excesso de peso!

Consultada pela Josapar, a nutricionista Dra. Aline Maldonado explica como a obesidade e a desnutrição podem coexistir e alerta para o papel da alimentação saudável na infância

Por Michel Telles
Às

Obesidade supera desnutrição infantil: 400 mil crianças brasileiras já convivem com excesso de peso!

Foto: Divulgação

A alimentação infantil tem sido um motivo de preocupação global. Segundo um levantamento inédito do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela primeira vez, a obesidade infantil ultrapassou os índices de desnutrição no mundo. Entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, 9,4% vivem hoje com obesidade, contra 9,2% em situação de baixo peso. O dado representa 188 milhões de jovens e crianças afetados por uma condição considerada crônica, associada a problemas metabólicos, como a diabetes tipo 2, hipertensão e até alguns tipos de câncer.

O Brasil reflete essa realidade mundial. Segundo uma análise de dados publicada no relatório Cenário da Infância e Adolescência 2024, pela Fundação Abrinq, quase 400 mil crianças brasileiras estão acima do peso – enquanto mais de 256 mil seguem com peso baixo para a idade. Ambos os extremos afetam diretamente o desenvolvimento físico e cognitivo, além de expor os pequenos a riscos emocionais, como estigmas e discriminação. É o que explica a nutricionista Dra. Aline Maldonado, ao ser consultada pela Josapar – companhia detentora das marcas Tio JoãoMeu Biju e SupraSoy.

“O mais surpreendente é que embora pareçam opostas, a obesidade e a desnutrição podem caminhar juntas. Esse fenômeno é chamado de desnutrição oculta. Uma criança pode apresentar excesso de peso e, ao mesmo tempo, estar desnutrida, justamente porque consome calorias em excesso, mas não recebe os nutrientes essenciais. Isso é comum em dietas baseadas em ultraprocessados, ricos em energia, mas pobres em vitaminas e minerais”, esclarece a especialista.

O papel da alimentação na saúde infantil

Segundo Dra. Aline, a prevenção e reversão desses quadros exigem foco no básico, com refeições equilibradas, ricas em frutas, verduras, legumes, proteínas magras e grãos.

“Arroz e feijão, que são a base da alimentação brasileira, devem estar presentes todos os dias nas principais refeições. Juntos, eles oferecem proteínas, fibras e minerais essenciais, além de promoverem saciedade e energia para o crescimento saudável. Quando ficam de fora do prato, cresce o risco de má nutrição, anemia, fadiga e dificuldades de concentração”, explica.

Ela reforça ainda a importância de reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, estabelecer horários de refeição em família e dar o exemplo aos pequenos.

“Ultraprocessados são carregados de aditivos como conservantes, corantes, entre outros ingredientes químicos e artificiais, e seu consumo frequente impacta na saúde e qualidade de vida de jovens e crianças, que muitas vezes se encontram com excesso de peso e ainda assim desnutridos. Para reverter esse cenário, o melhor caminho é oferecer pratos coloridos e variados, ter ao menos uma refeição com todos juntos à mesa e com os adultos se alimentando corretamente, para que as crianças aprendam a fazer boas escolhas desde cedo”, aponta Dra. Aline.

Mais que nutrição: rotina saudável

Para além da dieta, a nutricionista destaca que o combate à obesidade e à desnutrição passa também por hábitos de vida. Isso inclui o incentivo à hidratação, especialmente por meio da ingestão de água; à prática regular de atividades físicas, como esportes e brincadeiras ao ar livre; o sono de qualidade, com tempo adequado para cada faixa etária; e a redução do tempo de tela, equilibrando estudo, lazer e descanso.

“Os hábitos familiares influenciam diretamente no comportamento das crianças. Se os adultos se alimentam bem, dormem o suficiente e praticam atividades físicas, os filhos tendem a seguir o mesmo caminho”, conclui Dra. Aline.

Como inspiração aos responsáveis que desejam reforçar o cardápio diário das crianças de forma saudável, a Josapar compartilha uma receita prática e equilibrada. Confira:

 

Arroz com frango à gremolata

Ingredientes

Gremolata é um molho típico italiano, da região da Lombardia.
Aqui ele enriquece o prato, dando muito sabor e frescor ao grelhado.
Uma receita que mostra que é possível se alimentar unindo equilíbrio, prazer e boa forma.

Modo de preparo

Em um processador pequeno ou pilão, macere ½ xícara (chá) de folhas de salsinha lavadas e secas, ½ dente de alho pequeno, 1 colher (sopa) de Azeite Extra Virgem Nova Oliva, 1 colher (chá) de suco de limão e raspas de 1 limão, até obter uma pasta rústica. Adicione sal a gosto e reserve.

Grelhe 4 filés de frango (400 g), polvilhe um pouco de sal e transfira para uma travessa, finalizando o tempero com a pasta de salsinha reservada.

Montagem do prato

Coloque em cada prato 1 filé de frango com o molho gremolata, 2 porções de Arroz Tio João Integral, 1 porção de Feijão Carioca Meu Biju e 1 porção grande de salada com legumes crus ralados (cenoura, pepino e rabanete).

Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site das marcas Tio JoãoMeu Biju e SupraSoy. Mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.