Obras do 'coração' do Museu do Ipiranga serão restauradas

Previsão de reinauguração está mantida para 2022, no bicentenário da Independência

Por Da Redação
Ás

Obras do 'coração' do Museu do Ipiranga serão restauradas

Foto: Reprodução/G1

O Museu do Ipiranga, o imponente ambiente de 182 metros quadrados e mais de 10 metros de pé-direito em São Paulo, capital, recebe cerca de 250 mil visitantes todos os anos. Ele tem uma passagem pela escadaria monumental do edifício, que sempre foi o coração do passeio.

O museu está fechado desde 2013. O local foi interditado para um cuidado especial nas obras de restauração e ampliação do edifício-sede. A previsão de reinauguração está mantida para 2022, no bicentenário da Independência.

O percurso expositivo foi planejado pelo historiador Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) um século atrás para celebrar o primeiro centenário da Independência, em 1922. O salão possui uma exibição de dez telas importantíssimas para a própria criação do imaginário nacional, entre elas, Independência ou Morte, obra de 4,15 por 7,6 metros, pintada em 1888 por Pedro Américo (1843-1905) e que se tornaria a maior tela em exposição permanente em um museu de São Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.