Obras do VLT: 'Imensa falta de respeito com os moradores do Subúrbio', destaca Hilton Coelho
Segundo o deputado estadual, dá para manter o funcionamento dos trens, de uma forma modernizada

Foto: Farol da Bahia
O deputado estadual, Hilton Coelho (PSOL), participou nesta quinta-feira (3), da terceira audiência pública sobre o VLT do Subúrbio, que aconteceu na Câmara Municipal de Salvador, e destacou, com exclusividade ao Farol da Bahia, que as obras estarem paralisadas e com o risco de o projeto ser cancelado é uma "falta de respeito" do governo da Bahia com os moradores do Subúrbio.
"É uma imensa falta de respeito. Toda a situação de negação de direitos para essa população foi sempre anunciada, seja por intervenções institucionais, como de representantes da sociedade civil. Tudo isso foi previsto, que a população teria uma dificuldade de mobilidade muito grande. Elas estão sendo massacradas", disse o parlamentar em entrevista.
Segundo Hilton, algumas alternativas de funcionamento do VLT foram apresentadas, de modo que tanto o monotrilho quanto os trens ficassem à disposição da população da região do Subúrbio. "Foi apresentado um projeto de uma forma que nós poderíamos ter a volta do trem regional sem parar e sem inviabilizar o funcionamento imediato do sistema. [...] Na verdade, nós não temos um veículo leve sobre trilhos, o que teríamos é um monotrilho, que é um transporte de pneu sobre uma pista de concreto. Isso mudou tudo e criou uma situação em que o trem não pôde continuar funcionando e diminuiu as possibilidades da região, que não enormes", pontuou o político.
Hilton acredita que o projeto deve ser cancelado e uma nova modalidade de transporte deve ser discutida. "A nossa defesa é que nós tenhamos novamente um trem regional. Um trem modernizada para a população do Subúrbio e que faça uma ligação com o recôncavo, o sertão e a região metropolitana. Isso é completamente viável e falta apenas vontade política", acrescenta ao destacar que também é morador da região.


