Obras pertencentes à doleiro são doadas ao Museu Nacional de Belas Artes
Acervo contém 10 obras de Di Cavalcanti, uma de Djanira e uma de Emeric Marcier

Foto: Divulgação/MNBA
Segundo informações do Ministério Público Federal (MPF), nesta quarta-feira (08), doze obras de arte pertencentes ao doleiro Dario Messer foram doadas ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. A coleção é calculada em R$10 milhões.
A propriedade do acervo foi transferida para o patrimônio da União, após o doleiro ser condenado à 13 anos e 4 meses de prisão no último ano. O MPF informa que o acervo contém 10 obras de Di Cavalcanti, uma de Djanira e uma de Emeric Marcier.
Entretanto, o transporte das obras para o museu, localizado na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, ocorrerá depois de finalizado o processo para contratação de transporte e seguro.
Uma das obras de Di Cavalcanti, nomeada de Três Figuras Femininas, tem o valor estimado de R$ 3 milhões. A transferência do acervo ocorreu após a proposta do MPF ter sido acatada pela Justiça, um acordo de colaboração firmado por Rosane Messer.
Dario Messer foi preso e condenado em ação da extinta Operação Lava Jato.
Confira a relação das obras:
- Emiliano di Cavalcanti – Retrato feminino – 1965;
- Emiliano di Cavalcanti – Carnaval – 1960;
- Emiliano di Cavalcanti – Retrato de duas figuras femininas – 1967;
- Emiliano di Cavalcanti – Paisagem com barco – 1971;
- Emiliano di Cavalcanti – Três figuras femininas (“Mulheres com Bandolim”);
- Emiliano di Cavalcanti – Figura feminina janela;
- Emiliano di Cavalcanti – Retrato de figura feminina – 1967;
- Emiliano di Cavalcanti – Figura Feminina e gato;
- Emiliano di Cavalcanti – Duas figuras femininas com flor;
- Emiliano di Cavalcanti – Seis figuras femininas.
- Djanira de Motta e Silva – Vendedor de abacaxi;
- Emerie Marcier – Paisagem urbana.