Oceanos registraram recorde de temperatura e acidez em 2021, afirma OMM

Também houve aumento do nível do mar por consequência do derretimento contínuo de camadas de gelo

[Oceanos registraram recorde de temperatura e acidez em 2021, afirma OMM]

FOTO: Reprodução

Um relatório da Organização Mundial Meteorológica divulgado (OMM) revelou que, em 2021, os oceanos do planeta inteiro chegaram ao maior nível de temperatura e acidez já registrados na história da humanidade. O documento publicado nesta quarta-feira (18), também mostra o aumento do nível do mar por consequência do derretimento contínuo de camadas de gelo.

"Nosso clima está mudando diante de nossos olhos. O calor retido pelos gases de efeito estufa induzidos pela humanidade aquecerá o planeta por muitas gerações", declarou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em comunicado.

Como destacou a organização, os níveis de dióxido de carbono e metano na atmosfera ultrapassaram em 2021 o recorde anterior.

Na média, a temperatura mundial em 2021 foi 1.11ºC mais alta que na era pré-industrial, utilizadas por líderes e organizações mundiais como referência. Com base no relatório, caso o mundo alcance a média de 1.5ºC acima da era pré-industrial, os efeitos do aquecimento global podem se tornar drásticos e eminentes.

As mudanças já são verificadas em todos os continentes, como as ondas de calor extremas, incêndios florestais e enchentes registradas ao longo do ano passado. Dessa forma, os cofres públicos registraram um prejuízo de aproximadamente US$ 100 bilhões (cerca de R$ 494 bilhões).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!