• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Oficina reúne moradores para realizar plano de bairro para Ilha de Maré

Oficina reúne moradores para realizar plano de bairro para Ilha de Maré

Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) participa da ação até esta sexta (15)

Por Da Redação
Ás

Oficina reúne moradores para realizar plano de bairro para Ilha de Maré

Foto: Reprodução/Defensoria Pública da Bahia

A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) realiza, nesta sexta-feira (15), uma série de oficinas participativas com os moradores da Ilha de Maré para a construção de um plano de bairro para a localidade. As reuniões tiveram início na última semana, na Escola Municipal da Ilha de Maré, em Praia Grande.

O projeto inclui a participação das comunidades de Santana, Neves, Itamoabo, Martelo, Porto dos Cavalos, Ponta Grossa, Bananeira, Amêndoa, Maracanã, Botelho, Praia Grande, Apicum e Caquende.

A Ilha da Maré é considerada um bairro de Salvador desde 2017. A localidade sofre por ser um dos lugares menos estruturados do município, em que demandas de infraestrutura se acumulam, assim como de serviços urbanos básicos. O plano desenvolvido com moradores visa dar atenção especial ao local, considerando as peculiaridades ambientais e as características socioeconômicas e culturais.

“A maioria da população da ilha se reconhece como quilombola. Essa identidade reveste a construção deste plano de cuidados, exigindo muita atenção porque há um contexto sociocultural e territorial particular”, observa a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

O processo do Plano da Ilha de Maré deve acontecer em duas etapas. Na primeira, por meio de uma abordagem integrada de toda a ilha, voltada às questões ambientais e para a solução dos problemas de mobilidade, do saneamento básico e da moradia.

Já na segunda, o foco deve ser a elaboração dos planos urbanísticos para cada comunidade, separadamente, de forma a considerar as especificidades socioeconômicas e culturais dos locais.

A previsão de construção é de oito meses, em ação conjunta da prefeitura com moradores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.