Olimpíada de Tóquio poderá não ter torcida por conta da Covid-19
Organização se reúne em junho para decidir se os Jogos terão torcida local

Foto: Reprodução / Agência Brasil
A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 resolveu nesta quarta-feira (28), adiar para junho a decisão sobre a presença ou não de torcedores locais para assistir aos eventos esportivos, que acontecem entre 23 de julho e 8 de agosto, devido às incertezas ligadas a pandemia de Covid-19.
Os organizadores tentam alternativas para viabilizar a presença de espectadores nos Jogos, considerando que a presença de público estrangeiro já foi proibida devido a pandemia.
O Japão entrou na semana passada em um novo estado de emergência por conta do avanço da covid-19 no país, com aumento de casos e mortes. O lockdown decretado na última na última sexta-feira (23) impões que as atividades esportivas aconteçam de portas fechadas, sem torcida.
De acordo com um plano elaborado pelo governo, inicialmente, a fase emergencial está prevista para durar até 11 de maio, em Tóquio e nos distritos de Osaka, Kyoto e Hyogo. A decisão permitirá que as autoridades solicitem o encerramento temporário de restaurantes, de bares e de centros comerciais com uma área superior a mil metros quadrados.
As competições deverão ser realizadas sem público e o governo poderá solicitar às autoridades locais que considerem o fechamento de locais públicos, como parques, e que solicitem aos restaurantes que evitem servir bebidas alcoólicas.
O país enfrenta ainda problemas com uma campanha de vacinação lenta comparada com outros países da mesma dimensão.


