Ômicron: nova onda deve se intensificar nas próximas semanas no Brasil

Especialista afirma que cenário será dificil

Por Da Redação
Ás

Ômicron: nova onda deve se intensificar nas próximas semanas no Brasil

Foto: Getty Images

O Brasil vivencia uma nova onda da pandemia devido à propagação da variante Ômicron da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e os especialistas alertam que as próximas semanas serão as mais difíceis porque o país deve enfrentar o pico dos contágios. Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados na última segunda-feira (17), mostram que o Brasil atingiu a maior média móvel de casos desde junho do ano passado. Foram mais de 74 mil casos registrados e 121 mortes provocadas pela doença nas últimas 24 horas. 

Em entrevista à CNN, a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Ethel Maciel, explicou que a piora da pandemia vista neste momento é resultado das aglomerações feitas durante as festas de fim de ano. “Natal, Ano Novo, as festas de fim de ano no geral demoram duas semanas para que tenhamos o pico de contaminação. E a gente ainda está em um período de férias, onde muitas pessoas tendem a aglomerar”, disse.

Segundo a especialista, os dados dos efeitos da Ômicron no Reino Unido indicam que ela é cerca de duas vezes mais transmissível do que a Delta. “Estamos seguindo os dados de outros países que fazem muitos testes, mas acredito que ainda não chegamos no nosso pico. Vamos ter duas semanas ainda difíceis aqui no Brasil”, afirmou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário