Ômicron: nova versão da variante é identificada na Austrália, África do Sul, e Canadá
Sem estudo mais aprofundado, cientistas chamam essa versão de “furtiva”

Foto: Getty Images
De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, uma nova versão da variante Ômicron do coronavírus foi detectada em amostras vindas da África do Sul, da Austrália e do Canadá. No total, são sete os casos confirmados no mundo. Sem estudo mais aprofundado, os cientistas chamam essa nova versão de “furtiva”.
Segundo os especialistas, a versão não pode ser diferenciada de outras cepas apenas com um teste PCR convencional. Nesse caso, exige a execução de sequenciamento genético. Ainda de acordo com a mídia internacional, a nova forma da Ômicron apresenta metade (14) das mutações da original. Isso fez com que pesquisadores dividissem a B.1.1.529 em duas sublinhagens. A primeira a ser descoberta, em novembro, passou a ser chamada de BA.1; a mais recente, de BA.2.
Atualmente, segundo o Estadão, o Brasil monitora pouco as variantes do coronavírus. Dos 22 milhões de casos da Covid-19 confirmados por aqui, só 0,35% foram sequenciados em laboratório. O índice é inferior ao de países com nível socioeconômico mais próximo, como Chile (0,91%) e África do Sul (0,82%).


